Saiba quanto custa o exame admissional

Saber quanto custa o exame admissional é dever da empregadora e legalmente, não pode ser cobrado do paciente esse valor. O exame admissional avalia as condições físicas do colaborador antes que ele seja admitido pela empresa. O médico que realizará o exame deve ser especialista em medicina do trabalho, pois somente ele é capaz de emitir o Atestado Médico de Capacidade Funcional, que comprovará a capacidade do colaborador em realizar a função para qual foi contratado.

Assim que o funcionário é admitido na empresa, é responsabilidade dela pagar pelos exames periódicos que devem ser realizados até o momento do desligamento do funcionário. Deve-se lembrar que é fundamental que realize exames de rotina quando voltar das férias e quando o colaborador muda de cargo.

Os principais exames e quanto custa o exame admissional

É importante ter todos os exames arquivados, pois nunca se sabe quando um processo trabalhista será aberto. O exame admissional permite que a empregadora tenha documentado o histórico de saúde de seu funcionário. Veja abaixo os exames feitos:

Doenças que podem impedir a demissão

É ilegal realizar exames de HIV e teste de gravidez tanto no momento da admissão, quanto na demissão. Mas algumas doenças podem impedir que o contratante admita ou demita o colaborador, por exemplo, se o funcionário apresentar algumas dessas doenças listadas abaixo, quando realizar quanto custa o exame admissional, é possível que ele tenha que ficar na empresa até que o problema seja solucionado.

You might be interested:  EXAME DE INFECÇÃO URINÁRIA DETECTA GRAVIDEZ

Médicos, exames e outros serviços com descontos

O Cartão Ideal é uma operadora de benefícios que dá descontos em diversos serviços. Os descontos podem chegar até 65%. O cartão está presente em todos os momentos, desde saúde, lazer até na educação.

O custo do exame admissional pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a região geográfica, o tipo de exame necessário e a política da empresa. Em geral, os custos podem ser suportados pelo empregador ou pelo próprio funcionário, dependendo das políticas de contratação da empresa. Em algumas empresas, o exame admissional é oferecido gratuitamente como parte do processo de recrutamento, enquanto em outras pode ser necessário que o candidato arque com as despesas. Além disso, o custo também pode depender da extensão dos exames exigidos, como testes de drogas, exames de sangue, avaliações físicas e psicológicas, entre outros. Em média, os custos podem variar de algumas dezenas a algumas centenas de reais.

No entanto, vale ressaltar que o custo do exame admissional não deve ser um obstáculo para garantir a segurança e a saúde dos funcionários, nem para cumprir as regulamentações trabalhistas. Investir em exames de admissão adequados pode ajudar a prevenir possíveis problemas de saúde ocupacional, garantindo um ambiente de trabalho seguro e protegendo tanto os empregados quanto os empregadores de possíveis riscos legais. Portanto, embora exista um custo associado ao processo, trata-se de um investimento importante para garantir a integridade e o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente de trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *