A procura por oftalmologista emergência pode prevenir casos graves na visão
A saúde como um todo possui diferentes especialidades médicas que visam tratar, prevenir e cuidar de maneira mais aprofundada cada situação clínica. Nesse sentido, o oftalmologista emergência é muito procurado em casos em que há problemas que atingem a visão. Quer saber mais sobre oftalmologia emergência? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que faz um oftalmologista?
O oftalmologista é o médico que além do curso normal de medicina, especializou-se no âmbito da oftalmologia, ficando então capacitado para o tratamento cirúrgico e médico das doenças que atingem os olhos e seus anexos como as pálpebras e o canal lacrimal, por exemplo.
As doenças mais tratadas nos casos de oftalmologista emergência são:
- Miopia;
- Astigmastismo;
- Estrabismo;
- Catarata;
- Deslocamento da retina;
- Glaucoma;
- Hipermetropia, entre outros.
Além disso, conforme a especialização do oftalmologista emergência ele poderá desenvolver trabalhos na rede pública ou privada nas especialidades de oftalmo-pediatria, plástica ocular, cirurgia refrativa, doenças das vias lacrimais e orbitrárias, oftalmo-acunputura, ou também dedicar-se à área acadêmica e de pesquisas.
Afinal, quando procurar por um oftalmologista emergência?
A procura por oftalmologista emergência deve ser feita sempre que ocorrer algum problema com o campo ocular, visto que o tratamento e a prevenção precoce fazem com que a consulta oftalmologista emergência tenha um resultado positivo.
Principalmente pelo fato de que em uma consulta oftalmologista emergência é possível prevenir causas que podem ser irreversíveis, como nos casos de cegueira, de glaucoma, retinopatia diabética, entre outros fatores, que podem implicar em uma consulta com oftalmologista emergência que necessite de tratamento ou cirurgia para a correção dos distúrbios relacionados a visão.
Quais os procedimentos que podem ser realizados em uma consulta de emergência?
A procura por um oftalmologista emergência pode resultar na necessidade de procedimentos cirúrgicos como, tratamento a laser para os casos de doenças da retina, glaucoma além de cirurgia refrativa, cirurgias intraoculares que visam tratar os casos de catarata, entre outros.
Para evitar a necessidade da consulta com um oftalmologista emergência é necessário que mantenha-se uma regularidade de pelo menos uma consulta ao ano com o médico oftalmologista a fim de, nos casos necessários, ter um tratamento eficiente e correto.