Importância da consulta preventivo
Considerada parte dos exames essenciais de rotina da mulher, a consulta preventivo é extremamente necessária para identificar possíveis doenças ou problemas no colo do útero. Por isso, ginecologistas recomendam que as mulheres façam esse exame uma vez ao ano.
Também chamada de papanicolau, a consulta preventivo é considerada uma das principais medidas para detectar a presença de células cancerígenas no colo do útero. Dessa forma, torna-se possível evitar a evolução de um câncer na região.
Como funciona a consulta preventivo?
Nesse procedimento, o profissional precisa coletar uma amostra de material no colo do útero com o objetivo de analisar as células nele presentes. O exame é indolor e bem rápido, mas necessita que a mulher esteja relaxada para não sentir qualquer tipo de desconforto.
O resultado do material colhido sai em pouco tempo, geralmente até 7 dias após o exame. Recomenda-se que as mulheres com vida sexual ativa, principalmente na faixa etária dos 25 aos 59 anos, façam a consulta preventivo. Uma das recomendações para o dia do procedimento é que a mulher não deve estar menstruada.
Vantagens da consulta preventivo
Além de detectar células cancerígenas no colo do útero, o papanicolau ainda possui a vantagem de verificar outros problemas como:
- Inflamações e infecções vaginais;
- Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) que não apresentam sintomas externos;
- Anomalias no colo do útero causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV).
Com quem fazer a consulta preventivo?
Geralmente as mulheres marcam consultas com os médicos ginecologistas para realizar o papanicolau. Entretanto, existem outros profissionais que estão habilitados a fazer esse procedimento, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.
De qualquer forma, ainda que muitas mulheres sintam medo ou vergonha de realizar a consulta preventivo, torna-se necessário retirar o tabu acerca do cuidado com a saúde feminina. Afinal, a prevenção é uma medida muito mais simples e eficiente que a correção, tornando a consulta preventivo essencial na manutenção da saúde da mulher.
Por meio da contratação do Cartão Ideal, a cliente consegue até 65% de desconto no valor da consulta. Dessa forma, o cartão funciona como uma operadora de benefícios e está isento de responsabilidades a respeito do pagamentos de consultas e exames.